A importância da liderança no ambiente escolar

A educação escolar em si é uma prática social com alto grau de complexidade, pois, seu desempenho depende do envolvimento de muitas pessoas, que se não estiverem bem coordenadas, tendem a não ser efetivas. Neste contexto, a liderança se torna uma habilidade fundamental para o sucesso da gestão escolar, sendo fundamental para criar um projeto efetivo, com objetivos e metas bem definidas, além envolver todos os atores envolvidos nesse processo.

Considerando essa conjuntura, explicaremos o que é ser um líder dentro do contexto escolar, oferecendo ferramentas para que o gestor consiga de maneira eficaz, se formar como tal e perseguir com clareza os objetivos da instituição a qual representa.

O que é ser um líder?

A liderança é definida como a habilidade de guiar um grupo de pessoas em direção aos objetivos previamente definidos. Ela é fundamental para todos os seguimentos sociais, pois, sem direcionamento, cada um age por conta própria, nem sempre conectados pelos mesmos projetos

O que fazem os líderes mais eficientes? Geram resultados! Como? por meio da construção de uma cultura, estabelecendo uma missão e criando estratégias que levem a equipe à vitória!

Como surge um líder?

Parte significativa dos profissionais e da sociedade, acreditam que a liderança é uma espécie de “dom”, uma habilidade nata, produto de um comportamento natural do sujeito. Essa crença surgiu da ideia que o líder tem que ser uma pessoa dura, com comportamento ditatorial que sempre dá a ultima palavra, no entanto, a realidade nos mostra que essa verdade não é tão verdadeira. Em diversos segmentos, como no futebol, por exemplo, nem sempre o perfil duro e coercitivo apresenta os resultados desejados, muitas vezes, o técnico afetivo, com perfil “paizão” vence os campeonatos com seus liderados.

Neste contexto, se analisarmos friamente o comportamento dos líderes, veremos que os perfis variam de acordo com as necessidades, sendo possível identificar seis estilos: estilo coercitivo; estilo visionário; estilo afetivo; estilo democrático; estilo modelador e estilo treinador.

O fato de existir mais de um tipo de líder, evidencia que a liderança é uma habilidade essencial que pode ser construída, a partir da vontade, foco e muito estudo. Além disso, o líder precisa ser versátil para agir em cada situação, conforme destacado no quadro abaixo:

Estilos de liderança

Portanto um líder qualificado, precisa se esforçar para construir pelo menos quatro dos estilos mencionados, porque cada situação exige um tipo de intervenção, sobretudo no ambiente escolar.

O principal objetivo de toda escola é formar seus estudantes socialmente, com um currículo que lhes permitam ler, interagir, construir e se desenvolver a partir da realidade a qual estamos inseridos. O desafio é fazer isso acontecer, num ambiente tão complexo, como o educacional, onde convergem centenas de pessoas, com perfis e origens diferentes, convivendo diariamente dentro de um prédio.

Tendo em vista essa complexidade, o Gestor Educacional precisa apresentar um plano de trabalho e criar estratégias que equacionem as necessidades de toda a comunidade escolar, para isso, precisa interagir da maneira que melhor gere penetração no grupo de liderados, leia seus anseios e aplique as ferramentas mais adequadas, não esquecendo da ação mais significativa na implantação de um projeto, gerenciá-lo e acompanhar seus liderados.

Artigos Relacionados

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments