A Importância do Empreendedorismo Corporativo na sua Carreira.

Empreendedorismo Corporativo ou intraempreendedorismo.

Você sabe o que é ?

Esse é um termo que está em alta no mercado de uma forma geral.

Se você  é criativo, tem iniciativa, tem espirito empreendedor quer empreender mas não quer sair da organização onde trabalha, esse artigo vai lhe interessar.

Para saber tudo a respeito desse tema, não deixe de acompanhar esse artigo até o final.

Boa leitura!

O Empreendedorismo Corporativo nos dias de hoje.

O Empreendedorismo Corporativo nada mais é do que a capacidade de aplicar uma postura empreendedora no ambiente corporativo, independentemente de ser dono ou colaborador da organização em questão. Ou seja diz respeito a um perfil profissional. Geralmente, este perfil está insatisfeito com os resultados e busca criar soluções no seu trabalho, ao invés de apenas se render à estagnação. Por isso, o empreendedor corporativo tem um diferencial em relação ao empreendedor comum. Ele não necessariamente precisa ser dono do negócio, mas agir como se fosse. Ele luta pela empresa, ele tem o olhar do dono. Tudo isso faz com que ele se destaque e traga bons resultados para todos.

Então, já é possível imaginar qual é a importância desse tipo de perfil nos dias de hoje. Em um mundo tão em busca por inovações e resultados rápidos, ser um empreendedor Corporativo é a melhor forma de acompanhar a modernidade e fazer um bom uso dela. Basicamente, o empreendedor Corporativo é um estimulador, pois ele agrega valor à empresa e à sua carreira, promove a competitividade interna, propõe boas soluções e influencia a todos com as suas atitudes.

O empreendedor Corporativo é o agente da mudança para alcançar a vantagem competitiva sendo assim, ele pode estimular os outros profissionais e colegas de trabalho a assumirem a mesma atitude empreendedora. Assim, o trabalho ganha cada vez mais resultados, em uma competição saudável e estimulante. Por outro lado, a empresa cresce e ganha uma enorme vantagem competitiva em relação à sua concorrência no mercado.

O perfil do empreendedor Corporativo:

São profissionais bastante reconhecíveis e que se destacam em relação aos outros. O seu perfil, então, é fácil de explicar ele deve possuir as seguintes características: 

Capacidade de inovar: As empresas buscam pessoas que optam por “fazer diferente”, de compreender uma necessidade no mercado ou mesmo nos processos internos e oferecer novas soluções. Buscar novas referências e se tornar uma referência no que faz. 

Criatividade: Todos temos potencial para sermos criativos. Mas é preciso desenvolver constantemente esta competência humana. O profissional de alta performance e alinhado ao empreendedorismo Corporativo deve ter propostas criativas para fazer diferente, buscar soluções nem sempre expressas, encontrar saídas que ninguém mais vê. 

Capacidade de resolver problemas de forma autônoma: Ser independente e resolver problemas no cotidiano é fundamental para o profissional que empreendem dentro da empresa. 

Habilidade de alinhar diferentes recursos com foco nas realizações: Esta é a qualidade máxima de um empreendedor – utilizar todos os recursos a favor do atingimento de resultados. Para isso, é preciso conhecer bem o nicho, o negócio e a estrutura da empresa para fazer o seu melhor. 

Visão do todo: O profissional de alta performance precisa ter a visão de todo o processo produtivo e conhecer cada área, reconhecendo onde há problemas e possíveis soluções. 

Visão do futuro: As ações têm impacto nos processos em curto, médio e longo prazo. Não se pode se pautar em ações imediatistas e deve-se ter a capacidade de compreender os prazos e as oportunidades em diferentes momentos. 

Capacidade de planejamento: Planejar é uma ação essencial do empreendedorismo corporativo. Isso reduz custos, direciona melhor as atividades, dá a capacidade de reconhecer erros e acertos, avaliar ações e tomar melhores decisões, etc. 

Habilidade de encontrar saídas diferentes para os problemas: As saídas nem sempre são aparentes. O profissional empreendedor deve usar a criatividade e a visão do todo para encontrar soluções mais interessantes para os desafios e contingências de sua rotina. E para isso, é preciso sair da zona de conforto. Comunicação assertiva: Saber se comunicar é muito importante para que o profissional diferenciado e competente possa dar o seu melhor e empreender em sua função. Pode ser um dos diferenciais de contratação. 

Conclusão

Como você viu, o Empreendedorismo Corporativo trata-se de empreender respeitando os limites de uma empresa que já existe, seja ela de qual segmento for.

Neste texto, mostramos a você como é possível alavancar sua carreira e gerar valor no crescimento dos alunos e dos profissionais, como da própria instituição.

Gostou do artigo sobre o A Importância do Empreendedorismo Corporativo na sua carreira?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que possamos ajudá-lo.

Artigos Relacionados

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments