As 16 leis do sucesso de Napoleon Hill para o Gestor Escolar se Inspirar

Napoleon Hill foi um escritor nascido nos Estados Unidos com muita influência na área de realização pessoal.

Ele foi contratado, no início do século XX, por um dos mais bem-sucedidos empresários norte-americanos, Andrew Carnegie.

O objetivo de Carnegie era compreender quais eram os denominadores comuns, ou seja, as características que todos os homens de sucesso daquela época possuíam.

A tarefa de Napoleon Hill foi, então, estudar por 20 anos a respeito das 6 mil pessoas mais ricas e poderosas de todo o mundo para descobrir o que elas tinham em comum, como Thomas Edson e John Rockfeller.

O resultado, concluído e apresentando a Carnegie, foi transformado nas 16 leis do sucesso, que todas as pessoas bem-sucedidas seguiam, de forma consciente ou não.

A seguir, iremos mostrar as 16 leis de sucesso de Napoleon Hill para o gestor escolar, acompanhe!

1. Associação com outras pessoas com o mesmo perfil de pensamento

A primeira lei do sucesso é: associe-se a pessoas que tenham o mesmo perfil de pensamento que você, pois isso permite trabalhar com o suporte que leva alguém a ser bem sucedido.

Hill afirmava que quando duas ou mais mentes se uniam geravam então um todo que era muito maior que a soma de todas as partes separadas (Mente Mestra ou Master Mind).

2. Objetivo principal definido

A segunda lei diz respeito a ter um objetivo principal bem definido em sua mente, que seja, de preferência, rico em detalhes, o que ajuda no alcance do sucesso.

Isso é importante para entender porque muitas pessoas não conseguem mudar de vida, mesmo decidindo que o querem, pois não possuem um objetivo definido de onde querem chegar ou o que desejam mudar.

Esse objetivo principal deve ser escolhido com bastante cuidado e escrito em um local onde você possa ver, no mínimo, uma vez por dia.

Apenas alguém com um propósito e um objetivo bem traçado pode alcançar o sucesso.

3. Confiança em si próprio

Para se ter sucesso é preciso autoconfiança, seja para resolver um problema ou para saber chamar a pessoa certa para resolvê-lo.

Um gestor de escola precisa confiar em si mesmo se deseja obter sucesso dentro da sua profissão e que a sua instituição atinja o patamar esperado.

4. Economia

A economia é essencial para o sucesso, isso significa ter uma boa educação financeira, o que é muito importante para um gestor de escola.

Quem alcança o sucesso sabe controlar as finanças para ter dinheiro disponível sempre que surgirem oportunidades únicas e aproveitá-las.

5. Iniciativa e Liderança

Um gestor escolar precisa ter iniciativa e liderança, e isso também é um ponto muito claro para quem quer sucesso.

Todo mundo que é bem-sucedido possui um perfil de líder e não um perfil de seguidor, podendo assim tomar a iniciativa e assumir o controle da própria vidase saindo da zona de conforto.

Mesmo que você não tenha um perfil de liderança, isso poderá ser trabalhado e/ou melhorado em si próprio, para levar sua instituição a ter o sucesso esperado.

6. Imaginação

Uma pessoa de sucesso precisa ter imaginação, ou seja, pensar fora da caixa para ser diferenciado dos demais, e essa é a 6ª lei do sucesso de Hill.

A pessoa que tem imaginação consegue pensar em soluções e criá-las quando ninguém antes pensou no assunto.

Há técnicas existentes e que você pode utilizar para desenvolver a sua imaginação e estimular a criatividade, sempre optando por experimentar novas coisas no seu trabalho.

7. Entusiasmo

Você pode ter um grande desejo de mudar e ser um gestor escolar melhor, mas sem aquele “combustível” certo, isso parece impossível.

Esse combustível é, justamente, o entusiasmo, que leva às pessoas ao sucesso, rumo a descobertas de oportunidades e novas soluções incríveis.

Segundo o estudo de Hill, as pessoas de sucesso eram sempre apaixonadas pelos principais objetivos bem definidos, o que gerava o entusiasmo que os levava à frente.

8. Autocontrole

A 8ª lei do sucesso de Hill é o autocontrole, o que significa ser o líder de si próprio.

Com o autocontrole, você pensa sempre no longo prazo, para assim avaliar quais são as consequências das suas ações, sabendo o que você faz exatamente que o aproxima ou o afasta de alcançar seu objetivo principal definido.

Uma pessoa com autocontrole consegue fugir das tentações diárias e dos estados que alteram a consciência, tendo assim o controle da própria vida.

9. Hábito de fazer mais do que a obrigação

Para Napoleon Hill, há dois tipos de pessoas que jamais podem conseguir o sucesso: as que não fazem o que lhes é pedido e as que só fazem o que lhes é pedido.

Isso significa que para quem deseja alcançar o sucesso dentro da área que atua é preciso criar o hábito (muito saudável, aliás) de fazer sempre mais do que é obrigado.

10. Personalidade atraente

Para obter sucesso, as pessoas precisam interagir umas com as outras, afinal, é como os negócios são realizados.

Quem tem uma personalidade atraente, sendo bastante simpática, agradável e bem apresentada (e não é questão de beleza física, mas sim de comportamento) tem mais chances de alcançar o sucesso.

Isso porque elas tornam-se companhias bem mais agradáveis aos outros, melhorando assim as relações e os negócios.

11. Pensar com Exatidão

O foco é algo muito essencial para quem deseja alcançar o sucesso, por isso mesmo pensar com exatidão é crucial.

Você, como gestor escolar, precisa passar a saber direcionar seus pensamentos apenas para aqueles assuntos e informações que o colocam mais próximo do objetivo principal definido.

Portanto, pense com mais precisão e de maneira a raciocinar dedutivamente para obter sucesso.

12. Concentração

Nos dias atuais, ter concentração é muito mais complicado do que na época em que Hill fez a sua pesquisa.

Por conta da questão da tecnologia, boa parte das pessoas de todo o mundo já sofrem com algum tipo de déficit de atenção.

Isso acaba nos levando a fazer trabalhos mal feitos, a perder o foco total e a ter uma sensação de que há um excesso de informação em nossas vidas.

O caminho para o sucesso é, portanto, treinar sua mente para manter a concentração, e hábitos como a meditação ajudam muito nesse propósito.

13. Cooperação

A cooperação é outra lei de sucesso que está relacionada a associar-se aos outros, como estar associado com pessoas com a mesma linha de pensamento.

Aqueles que cooperam entre si possuem muito mais chances de obter sucesso pessoal e coletivo, o que significa, para um gestor, ver os funcionários como pessoas que estão em colaboração com você para alcançar o objetivo determinado.

14. Fracasso

O fracasso é uma das leis do sucesso?

Por mais que pareça estranho, segundo Hill, as pessoas que conseguiram o sucesso, antes, falharam algumas vezes.

O fracasso deve ser visto, por quem deseja o sucesso, como sendo um aliado e não um inimigo.

Sempre que você falha, então descobre um caminho pelo qual não poderá seguir para alcançar o seu objetivo e assim o elimina.

15. Tolerância

As pessoas precisam aprender a serem tolerantes e pacientes, e isso inclui saber lidar com os fracassos, o que muitos ainda não admitem.

Não há nenhuma pessoa que possa ter tudo sob controle, então é preciso ser tolerante para o que você não pode controlar, e saber que é acertando e errando que vai alcançar o seu caminho.

16. Fazer aos outros aquilo que quer que seja feito a você mesmo

Essa é conhecida como “A regra de ouro”, muito usada em grande parte das filosofias de vida e de muitas religiões já criadas no mundo.

Se essa lei fosse realmente levada ao pé da letra, o mundo seria muito melhor e viveríamos melhor.

Todos os seres vivos e o meio ambiente vivem em uma rede única e que é interdependente.

Nada nem ninguém é distinto um do outro, então quando você passa a ver e a tratar as pessoas como a si mesmo, isso lhe ajuda a compreender melhor as coisas e a alcançar o sucesso.

Conclusão

Como você viu, Napoleon Hill, por meio de estudos, descobriu as chamadas leis do sucesso, ao pesquisar sobre as pessoas bem-sucedidas de sua época.

Neste texto, mostramos as 16 leis que ele desenvolveu para o sucesso a partir desse estudo e que você, como gestor escolar, pode aplicar para ter sucesso na sua carreira e na instituição.

Gostou do artigo de hoje sobre as 16 leis do sucesso de Napoleon Hill?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que nós possamos ajudá-lo.

Fonte- Livro as 16 leis do Sucesso – Jacob Petry – Editora Faro -2017

Artigos Relacionados

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments