Como fazer a Fidelização de pais e alunos em 4 passos

Como fazer a Fidelização de pais e alunos em 4 passos 

Hoje em dia, com o mercado da educação cada vez mais competitivo, conseguir realizar a fidelização de pais e alunos é importante para a instituição sobreviver em meio a um ambiente acirrado. 

Não basta mais apenas entregar qualidade, afinal, são muitas outras escolas concorrentes que também proporcionam aos alunos esse benefício, então você precisa ir além para fidelizar pais e alunos. 

Mas como conseguir essa fidelização? 

Esse artigo tem o intuito de mostrar alguns passos que são essenciais para a fidelização dos alunos e dos pais, que também precisam ser conquistados para manter os filhos na sua escola. 

Quer saber tudo a respeito desse assunto? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final! 

A importância da fidelização dos pais e alunos 

Muitas escolas ainda pensam, quase que exclusivamente, na captação de novos alunos para a instituição, como se isso fosse o que há de mais importante. 

Entretanto, ao se fazer uma análise mais aprofundada, percebe-se que é até 7 vezes mais barato fidelizar um aluno do que conquistar ou captar um novo estudante para sua escola. 

Ao manter a fidelização de pais e alunos, você consegue garantir um número muito maior de rematrículas para o ano letivo seguinte, muito mais do que seria possível alcançar apenas captando novos estudantes. 

As escolas que já perceberam isso não só conseguem reduzir os custos, mas também aumentar o retorno financeiro de caixa garantindo assim mais matrículas todo início de ano letivo. 

Mas o que é que mais agrada os pais e alunos em uma escola que os faz se manter na instituição ano após ano? 

Há alguns fatores que costumam agradar, principalmente, os pais no momento de matricular e, mais importante ainda, manter o aluno em uma determinada escola. 

Entre eles, os principais são: 

  • Boa estrutura, afinal a parte física é algo de extrema importância e as instalações ajudam a manter um ambiente agradável ao estudo 
  • Investimento em inovações, afinal elas ajudam a proporcionar um maior aprendizado dos alunos, como no caso do uso de tecnologia inovadoras no ensino 
  • Boa localização, principalmente para quem mora em grandes cidades, pois não precisa percorrer grandes distâncias e enfrentar engarrafamentos é algo que os pais prezam muito 
  • Mensalidade, pois valores exorbitantes ou aumento de preços muito grandes entre um ano e outro costumam afastar os pais 
  • Horários, principalmente no caso daqueles que buscam escolas com ensino integral para os filhos 

Compreendidos esses fatores que levam os pais e alunos a escolherem uma determinada escola, é hora de ver algumas dicas de como é possível realizar essa fidelização dos estudantes. 

Fidelização de pais e alunos: Veja as principais formas de fazê-la 

A partir de agora você verá algumas dicas ou passos importantes que irão ajudar na fidelização de pais e alunos, desde que as coloque em prática na sua escola. 

Preparado? Então vamos lá! 

É importante trazer a família para dentro da escola 

A primeira dica de como realizar a fidelização de pais e alunos é através do relacionamento com a família, trazendo-a para dentro da escola. 

Ao fazer isso, você consegue criar um elo e uma relação entre os pais e os profissionais da escola, como coordenadores e docentes, que muitas vezes passam muito mais tempo com os alunos do que a própria família. 

Isso deve ser feito por meio da criação de eventos e atividades para a participação familiar, o que irá servir para mostrar os pontos positivos principais da instituição para a família. 

As atividades extracurriculares são importantes 

Oferecer na sua escola atividades extracurriculares é algo que conta muitos pontos positivos para os pais e os alunos. 

Primeiramente, os pais sentem-se mais tranquilos quando são oferecidas essas atividades, tanto porque elas proporcionam maior lazer aos filhos, como também ajudam no desenvolvimento e no aprendizado deles. 

Ao encontrar tudo isso na escola, os pais também não precisam preocupar-se com o transporte dos filhos de um ponto para o outro, o que economiza bastante tempo. 

Para os alunos, essas são opções para divertir-se e desenvolver novas habilidades e conhecimentos além do tradicional das matérias escolas. 

Entre as atividades que podem ser oferecidas estão os cursos de idiomas, escolas de esportes, grupos de teatro, canto, dança e aulas e música. 

Ter um corpo docente motivado é importante 

O relacionamento entre professor e aluno é extremamente importante e pode fazer a diferença entre os pais e os estudantes desejarem ou não continuar em uma escola. 

Quando um professor não oferece um aprendizado de qualidade, não empolga os alunos na sala de aula ou entra em conflito constante com eles, isso pode ocasionar uma imagem muito negativa para pais e alunos. 

Por isso é importante manter uma equipe docente bastante motivada, mantendo assim um padrão de ensino de qualidade e elevado, além de proporcionar uma melhor relação entre professores, pais e alunos. 

Investimento em marketing é essencial 

Investir em marketing não é importante apenas para captar novos alunos, mas também para fidelizar os atuais e os seus pais. 

Aliás, ter canais de mídias sociais é uma ótima forma de manter uma comunicação aberta com os pais, o que ajuda bastante a encantá-los e fideliza-los. 

Além disso, com o marketing você consegue fortalecer sua marca e ainda marcar presença para os pais com a divulgação de eventos, atividades e novidades que surgirem na sua instituição. 

O marketing serve, inclusive, para lembrar e atrair os pais na renovação da matrícula dos filhos todo início de ano letivo. 

Exemplo de escola que fideliza pais e alunos 

A Escola Kid Arts é um excelente exemplo de instituição que aposta na fidelização de pais e alunos com o oferecimento de atividades extracurriculares. 

Assim, além de oferecer o ensino aos alunos do berçário até o ensino fundamental, a escola ainda oferece cursos como judô, yoga, circo, musicalização e ballet. 

Essa é uma forma de atrair os pais, que colocam seus filhos para praticar e desenvolver atividades, habilidades e conhecimentos desde pequenos. 

Conclusão 

Como você viu, conseguir a fidelização de pais e alunos é extremamente importante para qualquer escola que deseje manter-se competitiva em meio a um mercado tão acirrado. 

Neste texto, mostramos alguns passos que sua escola deve seguir para conseguir esse nível de fidelização, que traz muito menos custos e mais matrículas do que focar apenas na captação de novos estudantes. 

Gostou do artigo sobre como fazer a fidelização de pais e alunos?  

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que possamos ajudá-lo. 

Artigos Relacionados

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments