Conheça as principais estratégias para reestruturar sua escola em períodos de crise.

Em períodos de crise, o setor de educação pode ser muito afetado e é nesses momentos que você precisa saber como reestruturar sua escola para superá-los.

Atualmente, convivemos com a pandemia do coronavírus, que causou uma grande crise em todo o mundo e ninguém escapou ileso dela.

O setor da educação tem sofrido muito, já que as aulas precisaram ser suspensas como uma ação essencial para evitar a proliferação da doença.

Portanto, as escolas precisam reinventar-se para sobreviver esse momento tão caótico do mundo e há algumas estratégias que podem ajudar bastante a alcançar esse resultado positivo.

Mas quais estratégias são essas?

Isso é o que você verá aqui nesse artigo completo que foi preparado especialmente para ajudá-lo a reestruturar sua escola!

A crise do coronavírus e a educação

A crise do coronavírus estourou de vez na segunda semana de março, quando foi anunciado o estado de pandemia em todo o mundo por conta da doença.

Desde então, as escolas tiveram suas aulas presenciais paralisadas como uma estratégia de contenção do avanço do vírus entre a sociedade.

Isso fez com que o setor da educação passasse a preocupar-se bastante com a sobrevivência das escolas e o déficit na aprendizagem dos alunos, que estão sem aulas há quase 5 meses.

Muitas instituições continuaram a dar aulas por meios online, o que não foi possível para todas as escolas do país.

Assim, se aquelas que podem fazer uso da tecnologia digital estão sofrendo os efeitos da crise, imagine as que não tiveram condições de colocar essa forma de reformulação em prática nessa pandemia.

Por tudo isso, buscar formas de conseguir superar o período da crise reestruturando a escola é o maior desafio dos gestores nesse momento.

O problema das escolas na crise do coronavírus

Nesse momento tão complicado para todo o mundo por conta da crise do coronavírus, as escolas estão sofrendo bastante com as aulas que foram canceladas desde março.

Mais do que isso, elas precisam se reinventar para funcionarem logo forem liberadas, seguindo todas as medidas sanitárias necessárias para garantir a proteção dos estudantes.

Isso significa repensar os espaços físicos, seguir os protocolos de segurança e definir quais serão as prioridades pedagógicas para a pós-quarentena.

É nesse contexto que você precisa de estratégias que ajudam a reestruturar sua escola para esse período de crise, de modo que possa contornar as dificuldades e manter o funcionamento dentro do “novo normal” assim que possível.

Nos próximos tópicos, você irá ver dicas de estratégias que serão essenciais para colocar em prática essa reestruturação da sua instituição.

Estratégias de reestruturação das escolas

Adotando aulas online

Até que as aulas sejam liberadas presencialmente, uma forma de conseguir evitar a perda total do ano letivo é pela adoção das aulas online.

Entretanto, é preciso compreender qual a melhor forma de adotar essas aulas online para não correr o risco de deixar nenhum aluno de fora.

Tudo dependerá também da criatividade dos educadores, que deverão encontrar formas de manter o aprendizado dos conteúdos por parte dos alunos pela internet.

A melhor opção, com toda a certeza, é o uso das plataformas de ensino à distância, que servem como ambientes de sala de aula virtuais, para repor os conteúdos e para tornar a aula a mais interativa possível.

Momento de reduzir custos

Uma das maiores preocupações das escolas nesse momento é sobreviver com uma saúde financeira debilitada, já que as atividades estão paradas.

Assim, é preciso encontrar soluções para conseguir fazer com que a escola possa sobreviver nesse período de crise, com o funcionamento ocorrendo com o que se tem em caixa.

Um ponto importante para essa sobrevivência é a redução de custos, de modo a cortar todos aqueles gastos que não são necessários para a empresa (escola) nesse momento.

Ao fazer uma análise geral dos custos que tem, com certeza será possível encontrar pontos em que se está gastando dinheiro de maneira desnecessária.

Além disso, é hora também de encontrar opções para obter novas entradas no caixa, e uma opção é lançar cursos online extracurriculares aos alunos, por exemplo.

Os educadores serão importantes para estruturar o plano de aulas

Se você irá implementar agora as aulas online na sua escola ou se irá esperar a reabertura das aulas presenciais, saiba que os educadores serão muito importantes para estruturar o plano de aulas.

Isso irá permitir reestruturar sua escola para que os alunos não sejam prejudicados e o cronograma possa existir com um plano de aulas diferenciado e exclusivo para o período da pandemia.

Assim, os alunos não irão perder matérias importantes, que deverão ser prioritárias no ensino, e não irão deixar de compreender o assunto em geral de onde pararam, por isso as revisões são essenciais.

Com isso, você irá garantir que sua escola estará bem preparada para voltar ao ensino sem prejudicar aos alunos e alcançando os resultados que foram estipulados.

Exemplo de estratégia escolar em período de pandemia

As estratégias para reestruturar sua escola em períodos de crise, como o que vivemos, podem ser as mais diversas possíveis.

Aqui trouxemos um exemplo de uma escola do ABC paulista, a Escola Cometa da Alegria em Mauá, que já atua na região por mais de duas décadas.

A gestão da escola percebeu que os alunos estavam enfrentando muitas dificuldades para acompanharem as aulas de forma online e também as atividades.

Pensando nisso, foi criado um “drive-thru” com o intuito de se realizar a coleta de materiais, levando até lá personagens queridos das crianças, como o Mickey Mouse.

Dessa forma, a escola garantiu que as crianças poderiam ter uma atração divertida dentro do carro, em segurança, e que ainda receberiam um kit especial com material pedagógico, acessórios de diversão e até máscaras.

Foi uma forma de a escola se reestruturar nesse período, garantindo o aprendizado dos alunos, sem atrapalhar o desempenho mesmo adotando as aulas online

Conclusão

Como você viu, nesse período de crise o setor de educação tem sofrido muito com as aulas canceladas e as escolas fechadas, com algumas tendo conseguindo ainda implementar aulas online para seus alunos.

Neste texto, mostramos algumas dicas de estratégias que você pode utilizar para reestruturar a sua escola e conseguir superar esse difícil período de crise para todo o mundo.

Gostou do artigo sobre as principais estratégias para reestruturar sua escola em períodos de crise?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que possamos ajudá-lo.

Artigos Relacionados

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments