Os professores precisam uns dos outros mais do que nunca.

Com a mudança apressada, sem planejamento, para o ensino à distância devido ao COVID-19, os docentes estão lidando com um verdadeiro tsunami de desafios e emoções.

A maioria de nós teve que se esforçar, com muito pouca antecedência, para se adaptar a uma forma inteiramente nova de planejamento e ensino.

Também estamos equilibrando um balde de sentimentos e emoções, incluindo isolamento, estresse e frustração.

Perdemos nosso ritmo diário, nosso senso de lugar e o sentimento de pertencimento que vem por fazermos parte de uma comunidade de ensino. Além de descobrir como equilibrar trabalho e família e sentir a falta de nossos alunos como loucos, muitos de nós sentimos que estamos caminhando sozinhos, sem nossos colegas ao nosso lado.

Mas o distanciamento social não significa necessariamente sentir-se desconectado.

É verdade que não podemos mais simplesmente aparecer nas salas de aula uns dos outros com um pensamento, uma história engraçada ou uma mão amiga. Mas podemos enviar um e-mail curto, fazer uma ligação rápida ou enviar mensagens de texto uns aos outros com fotos e memes engraçados. Na verdade, existem muitas maneiras de nos conectarmos com nossa comunidade de professores, diretores à distância. Confira estas ideias:

Conecte-se com as comunidades de docentes online.

Conecte-se com profissionais que pensam como você. Busque fazer parte de grupos, fóruns, comunidades de docentes de todas as partes do Brasil e de todas as disciplinas, para trocar novas idéias e aproveitá-las e transformar este momento em algo de grande aprendizado e aperfeiçoamento.

Coloque reuniões de equipe e planejamento de tempo no calendário.

Agende reuniões de equipe como faria normalmente. Saber que há um momento para se conectar com seus colegas para trocar ideias, desabafar, compartilhar preocupações e fazer ou responder perguntas nos ajudará a superar isso juntos. Mesmo que seja apenas uma rápida videoconferência de cinco minutos com sua equipe de professores agendada para o início da manhã, pode ajudar ver os rostos uns dos outros e oferecer incentivo para o dia seguinte.

Não se esqueça dos outros membros importantes de sua equipe.

Estamos falando de professores que não ensinam na mesma série ou matéria, mas são inestimáveis   para o aprendizado de seus alunos. Por exemplo, professores de arte, educação física e música e professores de línguas. Esses professores podem se sentir ainda mais isolados do que costumam se sentir. Inclua-os em suas reuniões de equipe, pergunte como você pode apoiar seus esforços e colaborar com eles para se conectar com os alunos.

Honre seus rituais semanais.

Se você tem um café na terça-feira de manhã, continue assim. Basta fazer isso virtualmente. Se vocês se revezam trazendo o almoço um para o outro às sextas-feiras, peça comida e peça a entrega. E, definitivamente, acompanhe os happy hours! É muito importante reservar um tempo para rir, encorajar uns aos outros e comemorar o que está dando certo.

Isto deve passar também.

Embora, eventualmente, essa nova realidade bizarra chegue ao fim, resta saber se as coisas vão voltar ou não exatamente como eram antes. De qualquer forma, teremos aprendido que permanecer conectado à nossa comunidade de ensino é a chave para tudo.

Junte-se à maior comunidade de professores. Quer se conectar com docentes com ideias semelhantes para apoiá-lo durante este período desafiador e além? É grátis participar de uma das comunidades online de professores que irá ajudar você a alavancar sua carreira.

Artigos Relacionados

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments