Gestão escolar e seus 6 princípios para a construção de uma escola de alta performance
A educação é uma das bases da sociedade e o papel da escola é socializar o conhecimento e contribuir para a formação moral dos alunos, ajudando a desenvolver cada pessoa como cidadão.
Vivemos um momento de profundas e rápidas transformações sociais, culturais, econômicas e tecnológicas, e a educação se mostra ainda mais imprescindível para formar esse novo indivíduo.
Para isso a convivência precisa ser organizada, incluindo conceitos de justiça, respeito e solidariedade à grade curricular para que o aluno possa reconhecer limites nas ações e nos relacionamentos conforme os valores a eles apresentados.
Dessa forma, a escola possui papel fundamental e construir uma instituição eficiente, de alta performance, contribui para esse caminho necessário.
Nas próximas páginas vamos falar sobre o que é necessário para criar uma escola de sucesso.
O que é gestão escolar?
Embora as escolas tenham a função principal de levar conhecimentos aos alunos, elas são empresas que, assim como qualquer outra, precisam tomar decisões administrativas diariamente, que vão muito além das questões pedagógicas.
A gestão escolar está relacionada ao um conjunto de estratégias que a instituição de ensino precisa criar no início de cada ano, que servirá como um guia durante o ano letivo.
Essas estratégias envolvem estruturas de diversos segmentos como nas áreas administrativas, pedagógicas, financeira, marketing, comunicação e até gestão de pessoas.
Hoje, para obter sucesso nesse mercado é preciso mais do que apenas criar um sistema sistemático de gestão.
É fundamental implementar novos conceitos e construir uma cultura de gestão escolar que ajuda a otimizar o tempo de toda a equipe envolvida.
É preciso perceber que a rentabilidade sempre será uma consequência do alto nível de qualidade oferecido e do seu posicionamento no mercado educacional local.
O gestor deve assumir a liderança da equipe, orientando e instruindo seus colaboradores, oferecendo assistência aos alunos e garantindo a excelência dos serviços prestados e dos recursos educacionais oferecidos.
Na gestão escolar a principal atenção é lidar com todos os aspectos importantes para a rotina escolar. O foco principal é executar da melhor maneira a liderança, elevar a relevância do currículo e da participação ativa dos pais.
Vale a pena considerar que a Gestão escolar esta pautada em 6 seis princípios essenciais.
Os 6 Princípios da gestão escolar
Diante de todos os desafios impostos no meio educacional, é preciso se organizar para encontrar as soluções mais eficientes e obter os melhores resultados.
Sendo assim, a escola precisa construir sua autonomia em diferentes aspectos como financeiro, acadêmico, pedagógico, na criação e otimização de processos, na produtividade, a atração de alunos, na comunicação interna e externa, entre outros.
Dessa forma, podemos dizer que a gestão escolar se baseia em 6 princípios que você conhecerá a seguir.
1 – Gestão Pedagógica
A gestão pedagógica está relacionada à atividade fim da escola, portanto tem importância máxima dentro do processo de gestão escolar.
Ela está relacionada a elementos como:
- Planejar o sistema organizacional;
- Gerir os recursos humanos;
- Melhorar as práticas de educação;
- Aprimorar metodologias de ensino;
- Elaborar projetos pedagógicos;
- Definir e acompanhar metas relacionadas à aprendizagem;
2 – Gestão Administrativa
A função é gerenciar da melhor maneira os recursos materiais e físicos da instituição. Ela é responsável por cuidar do patrimônio e garantir a utilização adequada. Para isso é imprescindível:
- Manter atenção às normas educacionais;
- Prezar pela manutenção dos bens da empresa;
- Garantir o trabalho eficiente do corpo docente;
3 – Gestão Financeira
O objetivo é administrar adequadamente os recursos financeiros da empresa.
A gestão financeira eficiente é aquela que consegue garantir que todos os setores sejam atendidos em suas necessidades e demandas, para que funcionem de maneira plena, contribuindo para a melhor qualidade do ensino e para o bom funcionamento da escola.
É fundamental lidar com os recursos financeiros considerando as diferentes realidades econômicas das famílias envolvidas e assim garantir a parceria com os pais e com a comunidade.
4 – Gestão de Recursos Humanos
A gestão de recursos humanos lida com o corpo docente e o corpo discente da instituição, com todos os funcionários envolvidos e com as famílias.
O foco sempre deve ser incentivar a motivação e o desenvolvimento profissional e pessoal de cada colaborador, para que seja possível construir as habilidades necessárias ao melhor desempenho educacional.
5 – Gestão de Comunicação
A comunicação costuma ser um ponto delicado nas empresas, sendo que as falhas nesse aspecto costuma gerar desentendimento e problemas. No caso das instituições de ensino a necessidade de ter uma comunicação eficiente se faz ainda mais importante por lidar com diferentes pessoas.
Ela pode ser dividida entre comunicação interna, que envolve funcionários da instituição, e a comunicação externa, que envolve os alunos e suas famílias.
Na comunicação interna é fundamental criar ações que estimulem o diálogo, e o uso de ferramentas de gestão administrativas eficientes.
Para a comunicação externa é preciso utilizar recursos de comunicação e marketing que evidenciem os valores da instituição e que transmitam as informações com clareza.
6 – Gestão de Marketing e Vendas
A escola precisa criar uma estratégia eficiente de prospecção e captação de alunos contínua, utilizando estratégias de marketing e vendas.
O método educacional é o produto a ser vendido. A estratégia deve ser de demonstrar que a escola atenderá as necessidades do aluno.
Por tanto, podemos chegar à conclusão que a gestão escolar possui papel fundamental e construir uma instituição eficiente, de alta performance alinhada aos 6 princípios que mostramos acima a Gestão Pedagógica, Gestão Administrativa, Gestão Financeira, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Comunicação e Gestão de Marketing e Vendas.
Parabéns Docente Expert pelo excelente conteúdo.
Os 6 princípios apresentados são realmente os pilares de sustentação de uma Instituição de Ensino que atua com eficiência.