A Influência da mudança de Mindset no aprimoramento da carreira docente

Você sabe o que significa Mindset?

O termo frequentemente utilizado nas redes sociais, traduzido ao pé da letra para a língua portuguesa, significa mentalidade. No entanto, a palavra Mindset possuí uma carga de significados que vão além da tradução literal, sendo utilizada para explicar como as pessoas encaram o mundo e o quanto isso pode colaborar para alavancar suas ações ou limitá-las, considerando que nós seres humanos vamos agregando conceitos e valores ao longo da vida e transformando-os em verdades absolutas.

Há algumas décadas, o termo Mindset foi sendo apropriado para o mundo dos negócios/trabalho, explicando porque alguns profissionais são mais ou menos bem-sucedidos, a partir das “verdades” criadas individualmente e/ou coletivamente que ficam incutidas em sua mente e o impedem de parar, refletir, quebrar conceitos limitantes e alterar o seu percurso na busca do destaque e do desenvolvimento pessoal e profissional.

O Mindset e a carreira docente

Em todas as carreiras, temos aqueles que valorizam e se organizam a partir dos aspectos positivos ou negativos evidenciados na sua área de atuação, o que não é diferente na área da educação.

A carreira do magistério sempre apresentou muitos desafios a todos que escolheram atuar nela, tanto pela intensa necessidade de aprimoramento e atualização profissional, quanto pela exigência de conexão com os discentes com o qual atua.  Apesar da grande relevância da carreira da educação e de seu impacto social, fica cada vez mais evidente a desvalorização dos docentes em nosso país, financeira e socialmente, fatores que impõe novos desafios a categoria no Brasil.

A melhoria na carreira docente pode ser obtida por meio de fatores e ações conjunturais e principalmente pela preparação individual, como a mudança de postura e busca constante de sua melhor versão profissional. Para isso, é necessário deixar alguns conceitos para trás, como: acreditar que não é possível buscar melhores ganhos financeiros; aceitar a pecha de profissional desvalorizado socialmente e não batalhar para alcançar postos em lugares que de fato valorizem e reconheçam suas habilidades profissionais; se apropriar de novos meios, como internet para colaborar para qualificação de suas ações e potencializar seu alcance na sociedade.

Os profissional da educação, pela natureza da sua função, precisa estar conectado com as inovações existentes no contexto atual, utilizar-se de todas as ferramentas disponíveis, manter-se em processo de formação contínua, optando por conhecimentos que impactem positivamente na sua atuação, evitando a obesidade mental e principalmente mudar o seu Mindset, mantendo-se num processo constante para vencer suas inseguranças, quebrar conceitos que limitem sua ação, objetivando redefinir seus propósitos, possibilitando um reposicionamento na carreira  e perseguindo a excelência e o protagonismo na sua área de atuação.

Artigos Relacionados

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários