Como fazer uma captação de alunos eficaz para sua escola
Entre todas as estratégias de gestão de uma escola, aquelas que estão relacionadas à retenção ou captação de alunos são algumas das mais importantes.
E esse processo se intensifica ano após ano, sendo necessário estar constantemente atento às demandas dos alunos, do mercado e construir processos internos eficientes.
E não se engane achando que para atrair novos alunos basta distribuir panfletos. O processo é longo e por isso, deve começar ainda no ano anterior.
Hoje em dia as escolas com melhores resultados são aquelas que criaram processos e estratégias de marketing educacional para construir uma percepção de marca de autoridade, gerando interesse nos alunos e em seus responsáveis.
O processo de captação de alunos
É muito comum que as escolas pensem primeiro em ações como outdoors, panfletos, ligações, ou outras desse mesmo tipo para captar novos alunos.
Mas a competitividade e as mudanças de comportamento geradas pela internet e pela tecnologia exigem inovação e também estratégias mais completas e eficientes.
O processo de captação de alunos deve ser feito em quatro etapas:
Planejamento – Nessa etapa é fundamental analisar concorrência, identificar as características do cliente ideal, definir metas, pensar na política de descontos, planejar os melhores canais de interação com esse cliente, as ações necessárias, etc.
Execução das ações – Nessa etapa o que foi planejado anteriormente deve ser colocado em prática.
Mensuração dos resultados – Todas as ações devem ser acompanhadas e mensuradas para verificar se os resultados estão sendo atingidos, ou se existe a necessidade de fazer mudanças;
Realização dos ajustes – Se os resultados não estão em acordo com o desejado é hora de fazer alterações no processo, adaptar ou encontrar novas formas de interação. E nessa etapa também deve ser incluído os registros desses resultados, para que no próximo ano a instituição tenha informações mais assertivas para iniciar o processo.
Em geral, nas escolas o boca a boca é um importante fator de atração de novos alunos. É muito comum que pessoas conhecidas conversem sobre a escola dos filhos e a impressão transmitida é muito importante para o reconhecimento e reputação da instituição.
Sendo assim, apesar de estarmos falando sobre a captação de novos alunos, é fundamental compreender que manter a satisfação dos alunos atuais em níveis altos é tão importante quanto qualquer estratégia para atrair novos.
E isso envolve a estrutura física da escola, o método de ensino, o incentivo e aproximação da escola com a família e, principalmente, o relacionamento entre alunos e professores.
Entenda que o seu esforço de captação de alunos precisará ser muito maior se não houver também uma preocupação em reter esses alunos ao longo do período letivo.
Estratégias para captar novos alunos
· Identifique o perfil do aluno ideal
O primeiro passo é descobrir como é o perfil de aluno ideal, pois assim a sua escola conseguirá direcionar os esforços para impactar as pessoas certas.
Para isso identifique as características dos alunos e famílias que pagam as mensalidades em dia, que interagem com a instituição de maneira próxima, que são solícitas… Geralmente são aqueles que estão há mais tempo na escola.
É provável que esse seja o perfil do seu cliente ideal, uma pessoa ou família que tem os mesmos princípios e que se identifica com a forma de agir da escola.
É importante também identificar o que realmente é relevante para esse público. Pode ser que a sua escola esteja investindo recursos em itens que não sejam importantes, e deixando a desejar outros aspectos relevantes.
· Faça a gestão da sua marca
Depois de identificar o perfil de cliente ideal é importante posicionar a sua marca para atrair esse tipo de pessoa.
É preciso pensar em um modelo de comunicação eficiente, e com uma identidade visual adequada ao posicionamento desejado.
Por exemplo, se você investe em tecnologia e oferece uma metodologia diferenciada, deve deixar isso bastante claro na comunicação, na fachada, nos matérias de distribuição, etc.
· Invista em tecnologia
A tecnologia está presente na vida de todas as pessoas hoje em dia e já existem diversos recursos que auxiliam no aprendizado dentro e fora da sala de aula.
Além de criar novos estímulos e incentivar o aprendizado, uma escola que é vista como atualizada e tecnológica tem muito mais poder de atração do que aquelas que ainda estão presas no século passado.
Oferecer aulas utilizando tablet, computador, ter um aplicativo de agenda, um canal direto entre os pais e professores são alguns dos recursos que tornam a escola mais atrativa na visão do público.
· Invista no professor
O professor é a principal ligação entre a escola e os alunos / responsáveis. E não há nada mais importante em uma instituição de ensino do que oferecer um aprendizado de qualidade.
Portanto, é fundamental contratar profissionais qualificados e, mais do que isso, investir em aperfeiçoamento constante.
O aprendizado está sempre em processo de melhoria, de adaptação, e o profissional precisa ser valorizado sempre.
Oferecer um plano de formação continuada é a garantia de manter em seu quadro bons profissionais, que geram impacto positivo na vida escolar.
· Utilize ferramentas de marketing digital
As redes sociais, as ferramentas de busca são grandes fontes de novos alunos. Fazer um bom trabalho de gestão de páginas no Facebook, Instagram e publicar anúncios assertivos no Google pode ajudar muito a ser encontrado pelas pessoas certas.
Utilizar a segmentação correta, baseada nas características que você identificou do cliente ideal, otimiza os resultados. E as plataformas oferecem muitos recursos como a geolocalização, público semelhante, e outros.
· Crie ações que incentivam a recomendação
A recomendação de pais e alunos satisfeitos é a melhor estratégia de captação. Por isso é importante criar formas de interagir com essas famílias durante o ano letivo e promover a recomendação.
Algumas ideias são:
- Realizar eventos na comunidade;
- Divulgar fotos e imagens dos alunos;
- Promover concursos;
Ter um site completo, com conteúdo relevante, que mostre as atividades que a sua escola oferece também é importante e facilita a comunicação.
Conclusão
Como você viu, a captação de novos alunos é um processo que precisa ser planejado e bem estruturado para gerar resultados.
Além disso, é fundamental construir uma imagem adequada ao posicionamento desejado para encontrar os alunos certos, e assim evitar a evasão escolar e problemas futuros.
Gostou do artigo sobre as principais estratégias para fazer a captação de alunos para a sua escola?
Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que possamos ajudá-lo.