Regras de Ouro para fazer o Planejamento estratégico da sua escola
O planejamento é o primeiro passo para alcançar o sucesso em qualquer área, e nas empresas do mercado da educação não é diferente.
Mas para que o planejamento seja eficiente é fundamental pensar nos objetivos e propósitos para curto, médio e longo prazo. Planejar é o que permite que a escola se organize, e somente assim teremos condições de criar uma estratégia para atingi-los.
E esse é o papel do planejamento estratégico das escolas, e é sobre isso que vamos falar nesse texto.
O que é planejamento estratégico?
Certamente você, como gestor escolar, tem vários objetivos e projetos para sua instituição. Ou certeza que eu tenho é que você quer ver a sua escola crescer e prosperar, oferecendo um ensino de qualidade, certo?
Mas você sabe o que precisa fazer para alcançar todos esses objetivos? Sabe quais são os passos necessários que levarão o negócio nessa direção?
É justamente nesse ponto que entra o planejamento estratégico da sua escola.
Planejamento estratégico é um processo que tem como objetivo orientar e direcionar a escola para a conquista das metas estipuladas. É como um mapa do tesouro, que mostra quais etapas precisam ser cumpridas para chegar ao que foi desejado.
Ele inclui as ações e as metas que precisam ser atingidas para obter as resultados.
Por que criar o planejamento estratégico da sua escola?
É muito fácil compreender a importância do planejamento estratégico para as grandes empresas, mas quando trazemos essa realidade para as instituições de ensino esse entendimento tende a ficar menos claro.
Isso acontece porque relacionamos a gestão eficiente ao lucro, e como o principal objetivo das escolas é oferecer um ensino de qualidade, e não obter lucros exorbitantes acabamos acreditando que esse processo não se encaixa.
Mas, a verdade é que o planejamento estratégico ajuda uma pessoa ou empresa a alcançar seus objetivos, sejam eles quais forem.
Além disso, para oferecer um ensino de qualidade e a estrutura adequada para comportar o crescimento da instituição, é preciso ter uma excelente gestão financeira.
E tudo isso passa pelo planejamento estratégico da sua escola, que é um dos pilares de uma gestão eficiente.
É através desse processo que você consegue planejar e acompanhar ações e construir um alinhamento entre colaboradores e professores para que todos ajam com o mesmo objetivo.
Principais benefícios de ter um planejamento estratégico
- Clareza sobre os objetivos da instituição
Quando você tem um plano fica muito mais fácil identificar as ações necessárias, ou aquilo que não está contribuindo para o resultado esperado.
Além disso, com metas claras é possível perceber rapidamente se as ações estão corretas ou se é necessário criar novas estratégias para acerta o rumo.
- Assertividade na tomada de decisões
Você quer comprar equipamentos novos, implementar novas aulas, fazer uma ampliação na estrutura da instituição mas não sabe se é o momento certo?
Com o planejamento estratégico você terá isso muito mais claro e poderá planejar cada uma dessas realizações com muito mais organização e certeza de que o financeiro da escola comporta fazer esses investimentos.
- Aumento do comprometimento e motivação dos professores e colaboradores
Quando cada pessoa conhece a sua função e os objetivos futuros da instituição, existe muito mais comprometimento e motivação envolvida.
Os professores e colaboradores conseguem se identificar com os valores da escola e trabalhar com maior clareza, orientados nas diretrizes e metas de qualidade compartilhadas.
Como criar o planejamento estratégico da sua escola?
- Analise o funcionamento atual da escola
O primeiro passo para construir um planejamento estratégico é analisar o funcionamento dela até agora.
É importante fazer um diagnóstico completo, mapeando todos os processos e mensurando os resultados atuais.
Verifique o desempenho dos alunos, dos professores, a reputação e autoridade da escola na comunidade, a evolução anual no número de matrículas, etc.
- Converse com os colaboradores
Os funcionários, professores e até mesmo os alunos e responsáveis são muito importantes nesse processo. É fundamental ouvir cada parte e identificar as expectativas, as dificuldades e as sugestões de melhoria.
Todos esses elementos devem ser considerados na hora de criar o planejamento estratégico da sua escola.
Utilize questionários, entrevistas e outros recursos que possam ajudar a colher essas informações.
- Entenda o mercado em que a sua escola está inserida
O planejamento estratégico da sua escola precisa considerar o mercado em que ela está inserida. Se esse aspecto não for observado você pode criar um planejamento com metas inalcançáveis ou pouco práticas.
Busque identificar oportunidades e tendências, encontre seus diferenciais. As pesquisas com os alunos e responsáveis podem ser boas fontes de informações.
Aqui é importante também determinar o posicionamento da sua escola nesse mercado.
- Estabeleça os objetivos e metas para a escola
Agora é a hora de pensar no futuro e colocar no papel onde a sua escola precisa chegar.
Lembre-se de que as metas devem envolver toda a empresa e equipe. Para isso primeiro determine uma meta geral e depois “quebre” em metas menores, segmentadas de acordo com os setores da sua escola.
Lembre-se de manter-se realista na proposta das metas, para que elas funcionem como motivação e não como fonte de frustração.
Os indicadores ajudarão a acompanhar cada uma das metas e verificar se ajustes são necessários.
- Crie um plano de ação
Agora você já tem todas as informações necessárias para criar seu plano de ação. É ele quem oferece as ferramentas para que sua escola alcance tudo o que foi idealizado.
É preciso definir quais ações deverão ser realizadas em cada fase do planejamento e delegar cada uma para os colaboradores específicos.
Lembre-se de que nem tudo pode ser prioridade. É preciso considerar o tempo necessário para cada ação e a dificuldade envolvida. também se é necessário contratar serviços ou ferramentas, equipes especializadas, determinar os custos envolvidos, etc.
Para facilitar, identifique aquelas ações que têm potencial para gerar maiores resultados ou então resultados mais rápidos, e dê preferência a elas.
Conclusão
Agora você sabe como o planejamento estratégico da sua escola é importante para crescer e expandir.
Neste texto você conheceu todas as etapas de um planejamento estratégico eficiente e com isso já pode colocar em prática na sua instituição.
Gostou do artigo sobre como fazer o planejamento estratégico da sua escola de maneira eficiente?
Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que possamos ajudá-lo.