Saiba quais os principais erros na Gestão Escolar.
A questão da gestão escolar no país é um problema que preocupa muitas instituições de ensino no Brasil.
Uma má gestão pode fazer qualquer instituição, mesmo que seja famosa e tenha tradição, quebrar em poucos meses, ainda mais quando há crises que acometem a economia nacional.
Até metade de 2019, o mercado da educação no Brasil foi um dos únicos que teve crescimento nos últimos 5 anos, o que foi de fato um alívio para milhares de escolas e colégios em todo o país.
Com a pandemia do coronavírus, esse cenário mudou, já que todas as escolas foram obrigadas a fechar por tempo indeterminado para evitar a proliferação da doença.
Em meio a esse cenário, muitas instituições viram-se obrigadas a fazer mudanças, como no caso do ensino à distância, por exemplo, mas nem todas puderam colocar isso em prática.
E com tudo isso, a necessidade de uma boa gestão escolar é essencial para evitar que as escolas venham a quebrar, não só nesse período, mas em qualquer outro de normalidade no Brasil.
Pensando nisso, esse artigo tem o intuito de mostrar quais são os principais erros cometidos na gestão escolar, para que você possa analisar se os está cometendo e corrigi-los o quanto antes.
Quer saber mais? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final!
Estatísticas das escolas que fecham por ano no Brasil
Você tem uma ideia de quantas escolas fecham por ano no Brasil?
Problemas de má gestão escolar tendem a fazer com que muitas escolas venham a quebrar todos os anos no país e os números são surpreendentes.
Em geral, 4 mil escolas fecham anualmente no Brasil, ou seja, nos últimos 20 anos foram mais de 80 mil escolas que cerraram as portas e finalizaram seu funcionamento.
A situação é muito pior no nordeste, onde são quase 2 mil escolas que acabam por fechar por ano, um número extremamente assustador, principalmente pensando-se em todos os alunos que deixam de estudar por isso.
Principais problemas que fazem as escolas fecharem
Mas o que faz com que tantas escolas venham a fechar todos os anos?
Há alguns motivos que são os responsáveis pela quebra das escolas, sendo os principais:
- Desequilíbrio financeiro
- Gestão escolar deficiente
- Conflito entre os diferentes setores da escola
- Falta de investimentos na instituição
- Profissionais sem treinamento.
Isso tudo mostra o quão importante é que toda escola faça a profissionalização da gestão, evitando assim sofrer com esses problemas comuns que levam as instituições à falência.
Com certeza, a falta de uma gestão escolar eficiente é o principal motivo pelo qual tantas escolas quebram e é preciso compreender onde se está errando para que se possa corrigir o problema.
A partir do próximo tópico, você irá conhecer os principais erros cometidos na gestão escolar.
Vamos lá!
Principais erros na gestão escolar: Saiba quais são!
O que os gestores fazem de errado que levam as escolas a sofrerem com problemas que as forçam a fechar as portas?
Isso é o que iremos mostrar aqui, deixando claro quais são os erros na gestão escolar mais comuns e que você pode estar comentando na sua instituição.
Falta de um planejamento escolar
Uma escola é um empreendimento como qualquer outro e quando há a falta de um planejamento escolar adequado, as chances de êxito são reduzidas.
Sem um planejamento eficaz, a instituição irá tomar decisões equivocadas, ocasionando uma perda de recursos e de tempo enorme, o que impede o sucesso e a leva ao fracasso.
Fazendo um bom planejamento escolar, a direção deverá focar em ter um ótimo plano de ensino, em garantir um plano financeiro que sustente a instituição, gerenciar bem o quadro de funcionários, entre outros fatores.
Além de planejar, fazer um acompanhamento das métricas é essencial para saber onde se está errando e corrigir os erros o quanto antes.
Não controlar a inadimplência
Um dos principais problemas enfrentados pela gestão escolar é a questão da inadimplência, pois a falta de controle sobre esse fator leva ao surgimento de problemas na saúde financeira da instituição.
Se a inadimplência é muito grande, então o fluxo de caixa da escola irá sofrer uma grande queda e isso irá afetar diretamente o pagamento de funcionários e o investimento feito no próprio local.
Não estar acompanhando o desempenho dos estudantes
Para que a escola realize uma boa gestão, nada mais importante do que acompanhar o desempenho dos estudantes.
Por isso é preciso acompanhar os números em relação à frequência escolar e também o desempenho em termos de notas.
Isso ajuda muito a reduzir o abandono escolar ou mesmo a troca de instituição por parte dos pais do aluno, que podem ver com maus olhos e como culpa da escola o desempenho do filho.
Não investir na própria instituição
Hoje em dia, uma escola que não investe em inovação e não traz tecnologia para dentro da sala de aula tende a ficar para trás e esse ainda é um grande problema na gestão escolar nas instituições do país.
Por meio da tecnologia, você permitirá aos seus alunos terem novas experiência em termos de aprendizado, facilitando também a vida dos educadores.
Não há com uma escola ter sucesso hoje se não investir em questões tecnológicas como aliadas dentro das salas de aulas, e se houver uma grande inadimplência dos pais, fica difícil colocar isso em prática.
Não investir nos Professores
O Gestor escolar precisa ter em mente que os professores são os pilares de sustentação de um sistema de ensino eles também servem como vantagem competitiva para a sua escola, pelo principal motivo são eles que transmitem os conhecimentos para os alunos, e o conhecimento e a informação são os principais produtos da sua escola muita atenção com a capacitação dos seus professores.
Conclusão
Como você viu, o número de escolas que fecham anualmente no país devido a diversos fatores é muito alto e entre os principais motivos pelos quais elas quebram está a má gestão escolar.
Neste texto, mostramos um pouco mais a você a respeito de quais são os erros principais que são cometidos na gestão da escola pelos responsáveis pela instituição.
Se você percebeu alguns desses erros na sua escola, então esse é o momento de começar a realizar mudanças para que a sua instituição não venha a sofrer com problemas de falência futuramente.
Gostou do artigo sobre os principais erros na gestão escolar?
Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que possamos ajudá-lo.